Lev Parnas (esq) e Igor Fruman, presos sob acusação de violação de financiamento eleitoral
Lev Parnas (esq) e Igor Fruman, presos sob acusação de violação de financiamento eleitoral| Foto: ALEXANDRIA SHERIFF'S OFFICE / AFP

Dois assessores de Rudy Giuliani, advogado pessoal do presidente americano Donald Trump, foram presos sob a acusação de direcionar dinheiro estrangeiro para políticos dos EUA e de tentar afetar as relações EUA-Ucrânia, de acordo com processo recém divulgado. O processo, que traz acusações de doações políticas secretas para o benefício de interesses estrangeiros, aumenta a pressão sobre Trump e Giuliani enquanto eles se defendem do processo de impeachment movido pelos democratas.

Lev Parnas e Igor Fruman, que estavam ajudando Giuliani a investigar o candidato democrata à presidência e ex-vice-presidente Joe Biden, foram presos na noite de quarta-feira (9) no Aeroporto Internacional Dulles, na região de Washington, com passagens só de ida para fora do país, disseram autoridades.

A dupla está sendo investigada pela Procuradoria dos EUA em Nova York. Em uma audiência inicial na quinta-feira à tarde em Alexandria, na Virgínia, os promotores disseram estar preocupados com o risco de fuga de Parnas e Fruman, mas que negociariam com seus advogados sobre um possível pacote de fiança.