eleições no Uruguai: segundo turno
Reação de apoiadores de Daniel Martinez, da Frente Ampla aos resultados primários da eleições no Uruguai: segundo turno apertado.| Foto: EITAN ABRAMOVICH / AFP

O Uruguai realizou neste domingo (24) o segundo turno das eleições presidenciais. A expectativa era que quatro agências divulgassem resultados às 20h30, mas uma delas preferiu “segurar” a apuração. Duas agências apontam o candidato de centro-direita, Luis Lacalle Pou, novo presidente do Uruguai. As outras duas apontam empate técnico. A Corte Eleitoral só deve divulgar o resultado final à meia noite.

Após vitória no primeiro turno do candidato governista Daniel Martinez, do partido Frente Ampla, o opositor Lacalle Pou, do Partido Nacional, tomou a frente e, segundo a primeira prévia, vence por 49% dos votos contra 47% de Martínez, segundo apuração da agência de pesquisa Cifra. A agência Opción também aponta vitória momentânea de Lacalle Pou, apesar da diferença pequena: 48,8% e 47,2%. A pesquisa de Equipos aponta uma “diferença pequena, não definitiva” e fala em “empate técnico”. A agência Fatum apontou empate em 48,2% para cada candidato. Antes da votação, a tendência era de vitória "mais larga" a favor de Lacalle.