Em 24h, Estados Unidos retiram 3,8 mil pessoas do Afeganistão; total chega a 17 mil
| Foto: EFE/EPA/STRINGER

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos informou neste sábado (21) que "nas últimas 24 horas" 3,8 mil pessoas foram retiradas do Afeganistão, chegando a 17 mil desde a semana passada. Ainda assim, o órgão reconhece que a situação fora do aeroporto de Cabul ainda é "extremamente dinâmica".

Em uma entrevista coletiva, o diretor adjunto de Logística do Estado-Maior dos EUA, general Hank Taylor, fez uma atualização sobre os esforços de evacuação, observando que dos 17 mil, cerca de 2,5 mil são cidadãos americanos.

Taylor afirmou que o aeroporto continua operando com voos de chegada e partida, embora tenha alertado que a situação na capital afegã é "extremamente dinâmica".

A embaixada dos EUA em Cabul aconselhou em uma mensagem enviada neste sábado a seus cidadãos que "evitem viajar para o aeroporto ou os portões do aeroporto, a menos que recebam informações diretas de um oficial dos EUA para fazer isso". A embaixada justificou o aviso devido a "potenciais ameaças à segurança" nas portas do aeroporto.

As tropas americanas, que coordenam a operação de saída, tiveram que interromper os voos durante algumas horas na sexta-feira (20), pois não havia mais espaço nos centros de trânsito para receber os evacuados no Catar.

Nas últimas horas, Washington informou que vários países concordaram em hospedar voos militares dos EUA com evacuados do Afeganistão para escalas em seus territórios, incluindo Dinamarca, Alemanha, Catar, Itália e Reino Unido, entre outros.