O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Boris Johnson, usando uma máscara facial para combater a propagação do coronavírus, deixa 10 Downing Street no centro de Londres em 24 de março de 2021, para participar da sessão semanal de Perguntas do Primeiro Ministro (PMQs) na Câmara dos Comuns. Imagem ilustrativa.
O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Boris Johnson, usando uma máscara facial para combater a propagação do coronavírus, deixa 10 Downing Street no centro de Londres em 24 de março de 2021, para participar da sessão semanal de Perguntas do Primeiro Ministro (PMQs) na Câmara dos Comuns. Imagem ilustrativa.| Foto: DANIEL LEAL-OLIVAS / AFP

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversaram nesta sexta-feira (26), por telefone, segundo comunicado do governo britânico divulgado há pouco. A nota destaca que os líderes discutiram as sanções impostas pelos dois países à China, por supostas violações de direitos humanos, e expressaram preocupações pelas ações de retaliação anunciadas por Pequim.

A conversa acontece em meio à escalada das tensões entre o governo chinês e potencias ocidentais. Ontem, o gigante asiático anunciou sanções a Londres, em resposta a punições semelhantes anunciadas pela nação insular europeia, e também por EUA, União Europeia e Canadá.

De acordo com o comunicado, Johnson e Biden também falaram sobre o combate às mudanças climáticas e compartilharam objetivos para as cúpulas marcadas para abril e novembro. Sobre a questão da Irlanda, eles ressaltaram interesse em proteger o Acordo da Sexta-feira Santa, que encerrou conflitos na região em 1998.