vídeo promocional da china atuando contra manifestantes em hong kong
Vídeo promocional divulgado pelo Exército Popular de Libertação da China mostra soldados do ELP alertando “manifestantes” durante uma simulação “antimotim” em Hong Kong| Foto: Repriodução/EPL/AFP

A principal autoridade militar chinesa em Hong Kong, major-general Chen Daoxiang, dise nesta quinta-feira (1º) que considera os protestos violentos das últimas semanas como "absolutamente intoleráveis", em um discurso ameaçador que coincide com a divulgação de um vídeo mostrando soldados chineses praticando disparos contra manifestantes.

Juntos, o discurso e o vídeo serviram como uma advertência para os manifestantes em Hong Kong de que a paciência da China está se esgotando e que o país está cada vez mais disposto a usar a força para reprimir as manifestações no território semi-autônomo. No vídeo de 3 minutos, eles alertam: "Todas as consequências estão por sua conta e risco!". Também aparecem imagens de tanques, lança-mísseis e operações em helicópteros. Os soldados, vestidos em trajes de combate e segurando escudos, avançam e disparam tiros de advertência para dispersar um protesto encenado nas ruas de uma cidade - alguns deles estão carregando faixas vermelhas que dizem: "parem de atacar ou usaremos a força".

A legenda do vídeo divulgado pelo exército chinês diz: "A Guarnição de Hong Kong do EPL (Exército Popular da Libertação) é uma incorporação importante da soberania nacional da China, uma força vital para salvaguardar o [status] 'um país, dois sistemas' e a pedra angular na manutenção da prosperidade e estabilidade de Hong Kong. O que estamos fazendo é nos preparando para a guerra, treinando duro em habilidades de matar inimigos, e mantendo nossas armas prontas e sempre prontas para atacar!".