Zelensky: paz é “a única chance para a Rússia reduzir os danos de seus próprios erros"
Zelensky: paz é “a única chance para a Rússia reduzir os danos de seus próprios erros”| Foto: Reprodução Instagram Volodymyr Zelensky

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu negociações de paz “sem demora”, em vídeo divulgado na manhã deste sábado (19). Ele afirmou que essa é “a única chance para a Rússia reduzir os danos de seus próprios erros".

Zelensky defendeu a “restauração da integridade territorial" de seu país e denunciou que militares russos continuam bloqueando o fornecimento de itens humanitários na maioria dos trajetos para as cidades vizinhas.

Segundo o presidente, na sexta-feira (18) havia sete corredores humanitários na Ucrânia, seis na região de Sumy e um na região de Donetsk, e que mais de 9 mil pessoas foram deportadas de Mariupol. "No total, mais de 180 mil ucranianos foram resgatados durante os corredores humanitários", detalhou. Zelensky também informou que intensos combates ocorreram na região de Kharkiv, especialmente perto de Izium, e que o exército ucraniano deteve os ocupantes na região de Kiev, Sumy e Chernigov, no sul.

O líder ucraniano também afirmou que continuará a apelar aos povos do mundo para que peçam paz para a Ucrânia, mencionando especificamente Suíça, Israel, Itália e Japão.