eua antidrogas
Helicóptero é enviado para apoiar operação antidrogas no Caribe e Pacífico Oriental| Foto: U.S. Naval Forces/Anderson W. Branch

Nos últimos dois dias os Estados Unidos apreenderam três toneladas de cocaína em dois aviões que saíram da Venezuela rumo à Guatemala, informou James Sotry, encarregado de negócios dos EUA na Venezuela, nesta quinta-feira (23) à TVV Notícias. "Não estou dizendo que todas as drogas saem da Venezuela, mas digo uma porcentagem significativa", disse ao canal. O funcionário americano comentou também que desde 1º de abril a operação antidrogas dos Estados Unidos fez 10 apreensões de oito toneladas com um valor de US$ 165 milhões.

No início de abril o presidente Donald Trump anunciou uma megaoperação antidrogas no Caribe, enviando navios da Marinha para perto da costa venezuelana, apenas dias depois de o governo dos EUA ter acusado formalmente o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, de narcoterrorismo. Story ressaltou que a frota americana não está impedindo a entrada de gasolina na Venezuela, que sofre com a escassez do insumo.