eua soldados alemanha
EUA anunciam retirada de 11.900 soldados da Alemanha| Foto: CHRISTOF STACHE/AFP

Os Estados Unidos vão retirar 11.900 soldados americanos da Alemanha a partir das próximas semanas, informou o secretário de Defesa, Mark Esper, nesta quarta-feira (29). O plano de retirada já havia sido revelado no mês passado, mas os números eram desconhecidos até agora.

Dentre os 11.900 soldados, cerca de 5.600 serão reposicionados em outros países da Otan, incluindo Bélgica e Itália. Os demais vão voltar para os Estados Unidos, mas "vários" eventualmente serão enviados de volta a países aliados na Europa, como Polônia. Com isso, a presença militar dos EUA na Alemanha passará dos atuais 36 mil soldados para 24 mil.

A decisão da Casa Branca reflete a insatisfação do governo Trump com os gastos para manter tropas americanas em outros países. O líder americano também já deixou claro que pretende reduzir as tropas na Coreia do Sul e que os governos estrangeiros devem arcar com uma parte maior dos custos para abrigar os militares dos EUA. A Alemanha provavelmente se tornou o primeiro alvo porque não cumpre a meta de gastos com defesa da Otan, de 2% do PIB, algo enfatizado por Trump diversas vezes.