Presidente Donald Trump havia anunciado em fevereiro que os EUA sairiam do INF
Presidente Donald Trump havia anunciado em fevereiro que os EUA sairiam do INF| Foto: NICHOLAS KAMM/AFP

O Departamento de Estados dos Estados Unidos anunciou que a partir desta sexta-feira (2) deixará que cumprir com o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF, na sigla em inglês), firmado com a Rússia em 1987 para evitar o desenvolvimento e a produção de mísseis nucleares de alcance intermediário (500 a 5.500 quilômetros). Os Estados Unidos alegam que a Rússia deixou de cumprir o acordo ao "desenvolver, produzir, testar e implementar" um sistema de mísseis de alcance intermediário, o 9M729. "A Rússia subsequentemente e sistematicamente rejeitou seis anos de esforços dos EUA que buscavam o retorno da Rússia ao cumprimento", diz um comunicado do departamento divulgado na manhã desta sexta.

O presidente dos EUA, Donald Trump, já havia anunciado em fevereiro que o país deixaria o INF. A partir daí deu-se início a uma contagem regressiva de seis meses que terminou nesta sexta. Nesse período não houve nenhum avanço nas tentativas de salvar o acordo, com ambos os lados acusando um ao outro pelo fim o tratado. A partir de agora, a administração Trump diz que quer "começar um novo capítulo" de uma "nova era de controle de armas que vá além de acordos bilaterais do passado". "Os Estados Unidos conclamam a Rússia e a China a se unirem a nós nesta oportunidade para oferecer resultados reais de segurança para nossas nações e o mundo inteiro", conclui a nota.

O ministério das Relações Exteriores da Rússia confirmou o fim do tratado de 30 anos "por iniciativa dos Estados Unidos".