O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, anunciou que o governo Trump não considera os assentamentos de Israel na Cisjordânia uma violaçaõ à lei internacional, 18 de novembro de 2019
O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, anunciou que o governo Trump não considera os assentamentos de Israel na Cisjordânia uma violaçaõ à lei internacional, 18 de novembro de 2019| Foto: Drew Angerer/Getty Images/AFP

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, declarou nesta segunda-feira (18) que os assentamentos de Israel na Cisjordânia não violam a lei internacional. Pompeo disse que o governo Trump, assim como fez quando reconheceu Jerusalém como capital de Israel e a soberania de Israel sobre as Colinas de Golã, simplesmente "reconheceu a realidade no local".

Falando a jornalistas no Departamento de Estado, ele disse que o governo estava anulando as ações tomadas no final do governo Obama, que pela primeira vez se recusou a vetar uma resolução da Organização das Nações Unidas que pedia o desmantelamento dos assentamentos da Cisjordânia.

Em vez disso, disse Pompeo, o governo disse que estava voltando à política do governo de Ronald Reagan, que se recusou a caracterizar os assentamentos como ilegais, os chamando de "desaconselhados" e um obstáculo à paz. Pompeo, no entanto, disse que a nova decisão "aumentaria a probabilidade" de um acordo político entre Israel e os palestinos. Em 1978, a opinião legal sob o governo de Jimmy Carter dizia que os "assentamentos civis nesses territórios são inconsistentes com a lei".