Veículo militar russo em exercícios militares conjuntos em meio à escalada de tensões na fronteira entre Rússia e Ucrânia.
Veículo militar russo em exercícios militares conjuntos em meio à escalada de tensões na fronteira entre Rússia e Ucrânia.| Foto: EFE/EPA/BELARUS DEFENCE MINISTRY PRESS SERVICE

Os Estados Unidos estimam que de 2 mil a 4 mil militares russos morreram em combate desde o início da invasão russa à Ucrânia, segundo informações divulgadas nesta terça-feira (8) pelo diretor de Inteligência do Departamento de Defesa americano, o general Scott Berrier.

Em comitê na Câmara dos Representantes dos EUA, Berrier admitiu que os números são imprecisos, pois chegam de diferentes fontes de inteligência, além de dados que foram divulgados por vários canais. Na semana passada, o Ministério da Defesa da Rússia, por exemplo, informou sobre a morte de 498 militares do país que participam do conflito.

Segundo o diretor de Inteligência do Pentágono, a invasão da Ucrânia foi "mal planejada", visto que o Kremlin não mobilizou "apoio logístico necessário para alcançar o objetivo de ocupar o país vizinho rapidamente.