O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. Os EUA impuseram sanções contra a Conviasa, a companhia aérea do regime venezuelano
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. Os EUA impuseram sanções contra a Conviasa, a companhia aérea do regime venezuelano| Foto: Yuri CORTEZ / AFP

O Departamento do Tesouro dos EUA impôs nesta sexta-feira (7) sanções contra a Conviasa, a companhia aérea estatal da Venezuela, e 40 aeronaves de sua frota, incluindo o avião presidencial usado pelo ditador Nicolás Maduro.

"O regime ilegítimo de Maduro depende da Conviasa para transportar funcionários corruptos do regime pelo mundo para impulsionar o apoio a suas ações antidemocráticas", disse o secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin. "O governo Trump não permitirá que Maduro e seus representantes continuem roubando do povo venezuelano e abusando de bens de propriedade do Estado para promover suas atividades corruptas e desestabilizadores", acrescentou Mnuchin.

A Conviasa opera como uma companhia comercial com sede na capital Caracas, voando em rotas domésticas e oferecendo serviços para alguns locais internacionais selecionados. As sanções proíbem todas as transações realizadas por cidadãos dos Estados Unidos, ou por pessoas que estejam no país, que envolvam as propriedades bloqueadas.

Segundo comunicado do Departamento do Tesouro, as sanções não impedem os venezuelanos de viajar, porque eles podem "continuar viajando com outros transportes que não estejam sujeitos às sanções".