michigan eleições eua
Pessoas se reúnem no Capitólio do Estado de Michigan para uma manifestação em apoio ao presidente dos EUA, Donald Trump, em 14 de novembro de 2020, em Lansing, Michigan. Imagem ilustrativa.| Foto: JEFF KOWALSKY/AFP

Esta terça-feira (8) marca o que os norte-americanos chamam de "prazo de porto seguro", quando todas as contestações estaduais referentes às eleições precisam ser concluídas. Estão incluídos aqui processos como recontagens e auditorias. O atual presidente do país, Donald Trump, alega que houve fraude no pleito presidencial de novembro, mas sua equipe ainda não foi capaz de fornecer provas contundentes a respeito.

Isso não significa, contudo, que a campanha do republicano não possa ajuizar ações para contestar os resultados que serão certificados após esta terça (8). À emissora FOX Business, a assessora jurídica sênior da campanha de Trump, Jenna Ellis, afirmou que o dia 6 de janeiro, data em que o Congresso conta os votos dos delegados estaduais, é o dia de real "importância final" na batalha. A campanha do atual presidente, portanto, não vai desistir.

Por enquanto, o democrata Joe Biden acumula 306 delegados conquistados, enquanto Trump tem 232.