Enfermeira com equipamento de proteção, incluindo respirador com purificador de ar pessoal, trabalha em Unidade de Tratamento Intensivo em hospital de Los Angeles, EUA, 6 de janeiro
Enfermeira com equipamento de proteção, incluindo respirador com purificador de ar pessoal, trabalha em Unidade de Tratamento Intensivo em hospital de Los Angeles, EUA, 6 de janeiro| Foto: Patrick T. FALLON / AFP

Os Estados Unidos registraram pela primeira vez mais de 4 mil mortes por Covid-19 em um dia, nesta sexta-feira (8). O número de novas infecções também quebrou o recorde: mais de 280 mil casos de Covid-19 foram confirmados nas últimas 24 horas. Especialistas temem que uma nova variante mais contagiosa do novo coronavírus, que foi detectada em oito estados americanos, possa agravar a situação.

Autoridades de saúde já haviam alertado que a situação da pandemia iria piorar em janeiro, antes de começar a melhorar com a campanha de vacinação. "Acreditamos que as coisas vão piorar no começo de janeiro", alertou Anthony Fauci, especialista em doenças infecciosas e conselheiro do governo Trump que continuará a atuar na gestão de Biden, em entrevista à NPR na quinta-feira.

Segundo ele, as primeiras semanas de janeiro terão alta nos casos de Covid-19 como reflexo de maior movimentação, viagens e reuniões no período de festas em dezembro.