Bandeira chinesa (Macau Photo Agency/Reprodução/Unsplash)
Bandeira chinesa (Macau Photo Agency/Reprodução/Unsplash)| Foto:

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmou em comunicado divulgado na tarde desta segunda-feira (13) que a reivindicação do governo chinês pelo controle de recursos offshore em boa parte do Mar do Sul da China, também chamado de Mar da China Meridional, é "completamente ilegal". Segundo ele, também é irregular a campanha de "intimidação" da potência asiática para controlar essa área.

A nota oficial diz que o governo do presidente Donald Trump busca fortalecer sua política sobre o tema, notando que é preciso preservar a paz, a estabilidade e a liberdade dos mares "de modo consistente com a lei internacional". O comunicado também detalha divergências específicas sobre algumas das zonas em disputa. "O mundo não permitirá que Pequim trate o Mar do Sul da China como seu império marítimo", sustenta Pompeo.

A declaração é emitida num momento de tensões crescentes entre EUA e China, por questões como a origem e a responsabilidade de Pequim na pandemia da Covid-19 e o reforço no controle de Hong Kong pelo regime chinês.