O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, recebe o chanceler da Rússia, Sergey Lavrov, no Palácio de Miraflores, em Caracas, 7 de fevereiro de 2020
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, recebe o chanceler da Rússia, Sergey Lavrov, no Palácio de Miraflores, em Caracas, 7 de fevereiro de 2020| Foto: Yuri CORTEZ / AFP

O governo dos Estados Unidos impôs sanções nesta terça-feira (18) contra uma subsidiária da estatal russa de petróleo Rosneft, devido às suas operações comerciais com o regime do ditador venezuelano Nicolás Maduro. A empresa da Rússia ajuda a Venezuela a contornar as sanções impostas pelos EUA às exportações de petróleo da Venezuela, sendo a principal compradora e revendedora do petróleo produzido no país socialista.

As novas sanções são as mais recentes medidas dos EUA para restringir o fluxo de dinheiro para a ditadura venezuelana. Com a decisão, ficam congelados os ativos financeiros da Roneft Trading S.A. que estejam nos EUA e também do presidente da subsidiária, Didier Casimiro. As sanções afetam também qualquer indivíduo ou entidade que mantenha negócios com eles.

"A Rosneft Trading S.A. e o seu presidente fizeram a corretagem da venda e do transporte do petróleo cru venezuelano", disse o secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin. "Os EUA estão determinados a impedir o saque dos ativos de petróleo na Venezuela pelo regime corrupto de Maduro", acrescentou.

O Departamento do Tesouro afirmou ainda que irá considerar a suspensão das sanções para "aqueles que tomarem ações concretas, significativas e verificáveis para apoiar a ordem democrática na Venezuela".