FARC promete voltar
Ex-comandante sênior das Farc, Ivan Marquez (C), e o colega rebelde fugitivo, Jesus Santrich (com óculos de sol), acompanhados de outros ex-líderes da guerrilha| Foto: Reprodução/Youtube/AFP

Iván Márquez, que já foi o segundo homem mais importante das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e cujo paradeiro é desconhecido, reapareceu em um vídeo junto com outros antigos líderes da guerrilha para anunciar que eles estão dando início a "uma nova etapa de luta armada" na Colômbia, em parceria com o Exército de Liberação Nacional (ELN).

"Anunciamos ao mundo que a segunda Marquetalia (local de nascimento das Farc há mais de meio século) começou sob a proteção do direito universal que ajuda todos os povos do mundo a se armarem contra a opressão", diz Márquez no vídeo divulgado na internet, no qual aparece ao lado de cerca de vinte homens e mulheres armados com rifles. "Nunca fomos vencidos ou derrotados ideologicamente. Por isso, a luta continua. A história registrará em suas páginas que fomos obrigados a retomar as armas".

Após o anúncio, o líder do partido político Farc (Força Alternativa Revolucionária do Comum), Rodrigo Londoño, disse que 90% dos antigos guerrilheiros continuam "comprometidos com o acordo de paz" da Colômbia.