Refugiados ucranianos chegam à Polônia neste sábado
Refugiados ucranianos chegam à Polônia neste sábado| Foto: EFE/EPA/Rafal Guz

O número de pessoas que fugiram da Ucrânia como resultado da invasão realizada pela Rússia aumentou para 2,59 milhões, de acordo com dados atualizados neste sábado (12) pela Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). O relatório indica diminuição no ritmo do êxodo de civis.

Linha do tempo: o que aconteceu na guerra da Ucrânia até agora?

Este foi o primeiro dia desde o começo da ofensiva russa em que o aumento diário de refugiados não ultrapassou os 100 mil, de acordo com as estatísticas da Acnur.

O êxodo de refugiados ucranianos é o maior ocorrido na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, superando inclusive os causados por todas as guerras na ex-Iugoslávia durante a década de 1990 (2,4 milhões, de acordo com estimativas de organizações humanitárias).

Além do movimento de saída da Ucrânia, devem ser considerados os mais de 2 milhões de pessoas que não deixaram o país, mas que tiveram de se deslocar internamente rumo a outros pontos do país por causa do conflito. Segundo avaliações iniciais de organizações humanitárias, a guerra afetou diretamente 12,6 milhões de pessoas, mais de um quarto da população total.