Explosão causa incêndio em laboratório russo que armazena vírus do ebola e varíola
| Foto: Pixabay

Uma explosão de cilindro de gás provocou um incêndio em um complexo de laboratórios da Rússia que armazena amostras de vírus mortais como os da varíola e do ebola, disseram autoridades. Um funcionário foi encaminhado ao hospital na segunda-feira (16) com queimaduras de terceiro grau sofridas durante o incêndio no Centro Estatal de Pesquisa em Virologia e Biotecnologia (Vector), na região de Novosibirsk, segundo o site de notícias RadioLiberty.

O laboratório negou que o incêndio tenha exposto a população aos patógenos armazenados no local. Segundo o centro de pesquisa, a explosão aconteceu durante reformas em uma sala do quinto andar do edifício e o incêndio se espalhou por uma área de 30 metros quadrados. Autoridades russas garantiram que a sala em que a explosão ocorreu não armazenava substâncias com risco biológico e que não houve dano estrutural.

A varíola é uma doença considerada erradicada do planeta desde 1980, mas o vírus causador da doença ainda é mantido no Vector e em outro laboratório de alta segurança do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, em Atlanta, para fins de pesquisa.