Pessoas observam o corpo de um homem morto em bombardeio da Turquia nos arredores da cidade curda de Ras al-Ain, na Síria, chegar ao hospital após anúncio de cessar-fogo
Pessoas observam o corpo de um homem morto em bombardeio da Turquia nos arredores da cidade curda de Ras al-Ain, na Síria, chegar ao hospital após anúncio de cessar-fogo| Foto: Delil SOULEIMAN / AFP

Na campanha contra os curdos no norte da Síria, forças delegadas da Turquia parecem ter usado munições carregadas com fósforo branco, um componente químico que causa graves queimaduras em contato com a pele e pode matar. Se as forças da Turquia estiverem usando intencionalmente munições com fósforo branco contra civis estariam cometendo um crime de guerra de acordo com as leis internacionais.

As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (18) pelo site de notícias Foreign Policy, que recebeu fotos que mostram crianças na cidade de Ras al-Ain com queimaduras no corpo e no rosto que são consistentes com os ferimentos causados pelo fósforo branco. O material foi entregue à publicação por fontes curdas e confirmado por uma autoridade do governo dos EUA.

A organização humanitária Crescente Vermelho Curdo informou por comunicado que seis pacientes, civis e militares, foram levados a um hospital em Hasakah com queimaduras de "armas desconhecidas" após um ataque aéreo turco em Ras al-Ain e que estava investigando o que teria sido usado.

Após as acusações, inspetores de armas químicas da ONU anunciaram que estão investigando o possível uso de fósforo branco pelas forças turcas na Síria. A Organização para Proibição de Armas Químicas disse nesta sexta-feira que estava ciente da situação e está "coletando informações relacionados ao possível uso de armas químicas".