Milhares voltam a protestar contra reforma da Previdência na França
França convive com série de protestos e graves. Manifestações contra a reforma da previdência seguem neste sábado (18)| Foto: EFE/EPA/MOHAMMED BADRA

A França enfrenta neste sábado (18) mais um dia de greves parciais contra a reforma da previdência, aprovada na quinta-feira por decreto do governo de Emmanuel Macron, em meio à crescente agitação social que se reflete na segunda noite de tumultos em várias cidades no país.

Grandes cidades francesas registraram protestos espontâneos na noite de sexta-feira. Em Paris, eles resultaram em pelo menos 60 prisões em um ato na Place de la Concorde.

Em Lyon, os confrontos com a polícia foram particularmente tensos e os manifestantes tentaram invadir e incendiar a sede de um conselho distrital. Cerca de trinta pessoas foram presas.

Novos protestos foram convocados para este sábado nas redes sociais em dezenas de cidades francesas. Prevê-se que um dos principais seja o da Place d'Italie, na zona sul da cidade, que terá início às 18h no horário local, às 14h no horário de Brasília.