Líderes do G7 anunciaram planos para encerrar o tratamento comercial favorável à Rússia.
Líderes do G7 anunciaram planos para encerrar o tratamento comercial favorável à Rússia.| Foto: EFE

Os líderes do G7 anunciaram nesta sexta-feira (11) seus planos para encerrar o tratamento comercial favorável à Rússia, o que abriria a porta para a possível imposição de tarifas a Moscou como represália pela invasão à Ucrânia.

"Garantiremos que os produtos das empresas russas não receberão tratamento comercial favorável em nossas economias", anunciaram em comunicado os líderes do G7. "A Rússia não pode violar gravemente o direito internacional e se beneficiar de fazer parte da ordem econômica internacional".

Os sete países se comprometeram a manter a pressão sobre os oligarcas russos próximos ao presidente russo, Vladimir Putin, e avisaram que estão "prontos" para impor mais sanções para privar a Rússia dos recursos econômicos que necessita para a guerra na Ucrânia. O G7 disse que continuará a limitar a capacidade da Rússia e especialmente das suas elites para ter acesso a novos capitais ou fazer investimentos no mercado internacional. "As elites que sustentam a máquina de guerra de Putin não poderão mais se beneficiar deste sistema e continuar a esbanjar os recursos do povo russo", disse o grupo.