Decisão acontece um mês após YouTube ter suspendido os canais de veículos estatais da Rússia.
Decisão acontece um mês após YouTube ter suspendido os canais de veículos estatais da Rússia.| Foto: Unsplash

A Duma, a câmara baixa do Parlamento russo, teve seu canal oficial no Youtube bloqueado pelo Google neste sábado (9). A decisão acontece um mês após o plataforma ter suspendido os canais de veículos estatais da Rússia. O anúncio sobre o canal da Duma chega dois dias depois de o regulador de comunicações da Rússia, Roskomnadzor, ter proibido a distribuição no país de publicidade do Google e dos seus produtos.

"Se vemos uma conta violar os nossos termos de utilização, tomamos as medidas adequadas", comentou o porta-voz, citado pelo site "Politico", ao acrescentar que a empresa continuará "monitorando a situação" para ver se justificaria alguma alteração na sua decisão. Não foi informado quais termos de utilização teriam sido violados pelo canal russo.

Quando o YouTube bloqueou os canais de veículos russos financiados pelo governo, como "Russia Today" (RT), "Rossia 24" e "Sputnik" em meados de março, a razão dada foi que estes violaram as suas políticas ao minimizar a guerra na Ucrânia. A plataforma de vídeo explicou que as suas regras internas proíbem conteúdos que "negam, minimizem ou banalizem eventos violentos bem documentados".

O órgão regulador russo Roskomnadzor já havia acusado o YouTube de cometer "diversas violações" da lei russa no seu conteúdo sobre a guerra na Ucrânia e de "discriminação" contra conteúdos dos veículos de comunicação russos, do governo, de organizações públicas e esportivas e de celebridades do país. Por causa disso, o órgão havia proibido a distribuição no país de publicidade do Google e dos seus produtos.