Victor Escobar eutanásia
Motorista passou últimas horas de vida com mulher e filhos em casa| Foto: Reprodução/Twitter

Morreu na noite desta sexta-feira (7), em Cali, na Colômbia, a primeira pessoa sem doença terminal autorizada a realizar uma eutanásia no país. Victor Escobar Prado tinha 60 anos e sofria de problemas cardíacos, doença pulmonar crônica, diabetes, hipertensão e paralisia num lado do corpo, sequelas causadas por um acidente de carro e dois AVCs.

A morte foi confirmada por seu advogado, após dois anos de um processo na Justiça para obter a autorização. "Obrigado a todos os colombianos que de uma forma ou de outra nos deram apoio, essa confiança para continuar com nossa luta. Bênçãos e abraços a todos. E eu não digo adeus, mas até logo. A vida não se compra, aos poucos vai chegando a vez de cada um de nós. Pouco a pouco nos encontraremos onde Deus nos colocou. Abraços e bênçãos a todos (…) eu os estimo e amo de toda a minha alma”, disse Escobar num vídeo divulgado pouco antes do procedimento, realizado numa clínica.

Motorista, ele passou suas últimas horas de vida com a mulher, Diana, e seus quatro filhos. No ano passado, Martha Líria Sepúlveda, de 51 anos, obteve a primeira autorização judicial para a eutanásia sem doença terminal, mas teve o pedido suspenso poucas horas antes de receber a injeção letal. A eutanásia é permitida por lei desde 1997 na Colômbia e, em julho, a corte constitucional do país decidiu que também tinham direito doentes que sofrem intensamente com lesões corporais ou doenças graves e incuráveis.