O líder do Partido Liberal e primeiro-ministro do Candá, Justin Trudeau, com jovens apoiadores em Ottawa, 11 de setembro de 2019
O líder do Partido Liberal e primeiro-ministro do Candá, Justin Trudeau, com jovens apoiadores em Ottawa, 11 de setembro de 2019| Foto: Dave Chan / AFP

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, deu início formalmente à campanha para a eleição de 21 de outubro na qual tentará a reeleição. Trudeau buscará superar os estragos de um escândalo ético e convencer eleitores a dar aos liberais mais um mandato, baseando-se na força da economia e no respeito ao meio ambiente.

O Partido Liberal, do premiê, entra na campanha empatado nas pesquisas com seu principal rival, o Partido Conservador, com ambos mostrando pouco mais de 30% de intenções de voto. Em 2015, os liberais venceram com 40% dos votos, mas no momento nenhuma das duas principais siglas parece capaz de levar a maioria das cadeiras no Legislativo.

A popularidade de Trudeau tem caído bastante neste ano, sob o peso de alegações de que ele e importantes membros do governo teriam tentado interferir em um processo criminal contra uma companhia de engenharia de Montreal. No mês passado, o órgão de monitoramento ético do país concluiu que Trudeau desrespeitou regras ao tentar impedir o processo contra o SNC-Lavalin Group.