china índia fronteira
Fronteira entre China e Índia, no território da União de Ladakh| Foto: Prakash SINGH/AFP

O ministro da Defesa da Índia, Rajnath Singh, afirmou que "um número significante" de soldados chineses se locomoveram para a "Linha McMahon", que marca a divisa entre os dois países na região do Himalaia, mas que não é reconhecida pela China.

Em entrevista a uma afiliada da CNN nesta terça-feira (2), ele disse que os militares chineses estão na fronteira com a Índia. "Eles afirmam que é o território deles. Nossa reivindicação é que é a nossa área. Houve um desentendimento sobre isso". "Não queremos que nenhum país se incline diante de nós e não vamos nos curvar diante de nenhum país", acrescentou.

A Índia e a China dividem uma das maiores fronteiras territoriais. A disputa já desencadeou vários conflitos e uma sangrenta guerra em 1962. No início de maio de 2020, forças chinesas e indianas se envolveram em brigas e arremessos de pedras e alguns soldados ficaram feridos. Neste domingo (6) haverá uma reunião entre os dois países sobre o assunto. Em 27 de maio, o presidente americano Donald Trump se ofereceu pra mediar a disputa.