Moradora de Nova Iorque com sacolas de compras: índice no mês passado ficou aquém do recorde em 40 anos registrado em junho graças principalmente à queda dos preços da gasolina
Moradora de Nova Iorque com sacolas de compras: índice no mês passado ficou aquém do recorde em 40 anos registrado em junho graças principalmente à queda dos preços da gasolina| Foto: EFE/EPA/JUSTIN LANE

A inflação nos Estados Unidos deu uma trégua em julho, quando foi de 8,5% no acumulado de 12 meses, seis décimos de ponto percentual abaixo do patamar registrado em junho, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (10) pelo Escritório de Estatísticas Laborais (BLS).

Já a evolução dos preços em relação ao mês anterior ficou estável, graças principalmente à queda dos preços da gasolina (-7,7% em julho). Os preços da energia caíram 4,6% em conjunto no mês passado nos Estados Unidos, mas enquanto os preços da gasolina e do gás diminuíram, os da eletricidade subiram. Outra alta foi registrada nos preços dos alimentos (1,1%) no período.

A inflação subjacente, que mede a evolução dos preços ao consumidor sem considerar os de alimentos e energia - os mais voláteis -, foi de 5,9% no acumulado em 12 meses e 0,3% apenas na comparação com junho.

A queda da taxa de inflação nos Estados Unidos - que em junho tinha atingido o seu nível mais alto em 40 anos - dá um fôlego à economia americana, que no final de julho entrou no que especialistas consideram ser uma recessão técnica, após completar dois trimestres seguidos com quedas no Produto Interno Bruto (PIB).