Porta-voz da Organização de Energia Atômica do Irã, Behrouz Kamalvandi, e o porta-voz do governo, Ali Rabiei
Porta-voz da Organização de Energia Atômica do Irã, Behrouz Kamalvandi, e o porta-voz do governo, Ali Rabiei| Foto: Divulgação/Presidência Iraniana/AFP

O Irã anunciou nesta segunda-feira (8) que está enriquecendo urânio a um nível de 4,5%, maior do que os 3,67% estabelecidos no acordo nuclear de 2015. O país já havia ultrapassado o limite de estoque de urânio na semana passada e um terceiro passo pode ser a reativação de centrífugas destinadas ao processo de enriquecimento de urânio. O Irã quer pressionar os signatários do acordo nuclear – China Rússia, Alemanha, França e Reino Unido – a .

"Existe a opção de [enriquecimento urânio em] 20% e existem opções ainda mais altas que isso, mas cada coisa em seu tempo. Hoje, se as necessidades de nosso país são uma coisa, não buscaremos outra coisa apenas para assustar um pouco mais o outro lado. Mas eles sabem que é uma tendência ascendente", disse o porta-voz da Organização de Energia Atômica do Irã, Behrouz Kamalvandi, segundo a agência de notícias IRIB. Ele observou ainda que as opções de enriquecimento em níveis mais altos foram discutidas com o Conselho Supremo de Segurança Nacional.