Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Luto

Itamaraty lamenta morte de ex-presidente argentino Carlos Menem

Carlos Menem, em imagem de 2003. Ex-presidente da Argentina morreu neste domingo (14) (Foto: AFP)

Ouça este conteúdo

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota neste domingo (14) na qual lamenta a morte do ex-presidente da Argentina Carlos Menem, a quem denominou um "estadista com papel marcante no avanço das relações com o Brasil". "O governo brasileiro tomou conhecimento, com pesar, do falecimento", trouxe o Palácio do Itamaraty por meio de seu Departamento de Comunicação Social. "O governo brasileiro transmite ao governo e ao povo da Argentina e aos familiares do ex-presidente Menem as suas profundas condolências", continuou o comunicado.

O ministério lembrou que Menem foi presidente por uma década, de 1989 a 1999, e o signatário argentino, em 1991, do Tratado de Assunção, que formou o bloco comercial Mercosul. A nota acrescenta que, no mesmo ano, seu governo firmou o Acordo para o Uso Exclusivamente Pacífico da Energia Nuclear, que estabeleceu a Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC). Além das relações com o Brasil, o Itamaraty enalteceu a gestão de Menem em relação à integração regional, com base no conceito "de integração aberta e na projeção internacional de nossos países".

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.