John McAfee, criador do antivírus que leva o seu nome, foi encontrado morto em cela de prisão na Espanha
John McAfee, criador do antivírus que leva o seu nome, foi encontrado morto em cela de prisão na Espanha| Foto: EFE/Chema Moya POOL

O britânico John McAfee, de 75 anos e criador do famoso antivírus de computadores batizado com seu sobrenome, foi encontrado morto nesta quarta-feira (23) na cela em que estava em um presídio em Barcelona, na Espanha.

Uma comitiva judicial foi até o presídio para investigar as causas da morte e, segundo essas fontes, as circunstâncias apontam que o britânico cometeu suicídio em sua cela no complexo penal de Brian 2, na cidade de Sant Esteve Sesrovires, na província de Barcelona. Fontes do presídio disseram que agentes penitenciários e o serviço médico realizaram manobras de reanimação em McAfee, mas não conseguiram evitar que ele morresse.

John McAfee foi preso em 3 de outubro de 2020 no aeroporto de El Prat, em Barcelona, quando estava prestes a embarcar para a Turquia. O pedido de prisão foi feito pela Justiça dos Estados Unidos, que o acusa de fraudes fiscais. Mais cedo nesta quarta-feira, a Justiça espanhola havia autorizado a extradição de McAfee para os EUA. As autoridades americanas alegam que McAfee ganhou mais de US$ 10 milhões entre 2014 e 2018 com atividades com criptomoedas, serviços de consultoria, conferências, entre outros, mas que ele "não apresentou declarações fiscais em nenhum desses anos e não pagou nenhuma de suas obrigações fiscais", segundo a ordem do Tribunal Nacional, um tribunal superior com sede em Madri.

O empresário garantiu ter pago "milhões de dólares em impostos" e disse ser vítima de perseguição política por ter feito denúncias de corrupção na agência tributária. Em um tuíte de 15 de outubro de 2020, quando já estava na prisão, o empresário disse: "Saiba que se eu me enforcar, a la Epstein, não terá sido minha culpa".