kirchner
Vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner| Foto: Reprodução/Twitter/@CFKArgentina

A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, falou de "golpe contra instituições democráticas eleitas" ao comentar nesta terça-feira (4) uma série de decisões da justiça argentina que foram contra os interesses do governo – a mais recente permitiu que as escolas da Cidade Autônoma de Buenos Aires continuem com as aulas presenciais, apesar do decreto presidencial para o fechamento de todas as escolas na região metropolitana, por causa do agravamento da pandemia de Covid-19.

"Hoje, a Corte acaba de decidir, em meio a uma pandemia decretada pela OMS, emergência sanitária sancionada pelo Congresso Nacional e com mais de 65.000 mortes na Argentina, que o Poder Executivo Nacional não tem poderes para tomar medidas sanitárias", tuitou Kirchner, depois de citar também decisões como a que favoreceu empresas de telecomunicação ao impedir o congelamento dos preços de internet, TV a cabo e celular.

"Diante desse cenário, eu digo... para governar, não seria melhor candidatar-se para concorrer a um cargo de juiz no Conselho da Magistratura ou que um Presidente te aponte para Ministro do Tribunal? Sinceramente, está muito claro que os golpes contra as instituições democráticas eleitas pelo voto popular não são mais como costumavam ser".