Imagem do vídeo divulgado nas redes sociais do Talibã em que o líder Abdul Ghani Baradar comemora a vitória do grupo fundamentalista islâmico, 16 de agosto
Imagem do vídeo divulgado nas redes sociais do Talibã em que o líder Abdul Ghani Baradar comemora a vitória do grupo fundamentalista islâmico, 16 de agosto| Foto: Reprodução / Twitter / IeaOffice

Abdul Ghani Baradar, que é um dos líderes do Talibã, chegou a Cabul, capital do Afeganistão, neste sábado (21) para iniciar a formação do novo regime. Ele está no país desde a última terça-feira (17), mas havia permanecido na cidade de Kandahar, onde o Talibã se formou. As informações são do portal G1.

Reportagem da Gazeta do Povo e da Agência EFE informou que Baradar é a face mais pública do Talibã e provavelmente será anunciado como o próximo presidente do Afeganistão. Chefe do gabinete político do grupo em Doha, no Qatar, Baradar está logo abaixo de Mawlawi Akhundzada, o comandante supremo do Talibã desde 2016 e sua principal autoridade política, religiosa e militar.

Baradar, que também é um dos fundadores do Talibã, foi libertado de uma prisão no Paquistão há três anos a pedido dos EUA. Ele voltou ao Afeganistão após o colapso de Cabul e declarou vitória do grupo fundamentalista islâmico após duas décadas de conflito.