Foto de arquivo do Lago Mead, na fronteira entre Nevada e Arizona
Foto de arquivo do Lago Mead, na fronteira entre Nevada e Arizona| Foto: Reprodução/Wikimedia

O lago Mead, o maior reservatório nos Estados Unidos em volume, está a 35% de sua capacidade, seu nível mais baixo desde sua criação, nos anos 1930, de acordo com os últimos dados do US Bureau of Reclamation (USBR).

O lago, localizado entre os estados de Nevada e Arizona, faz parte do rio Colorado. O governo americano declarou que a falta de água levará a cortes obrigatórios no fornecimento em alguns estados do sudeste dos EUA. De acordo com o Serviço de Parques Nacionais, o Mead abastece aproximadamente 25 milhões de pessoas no Arizona, em Nevada, na Califórnia e no México.

O lago Powell, que também é alimentado pelo rio Colorado e é o segundo maior reservatório do país, atingiu recentemente um mínimo histórico, caindo para 32% de sua capacidade total.

"Dada a seca histórica em curso e as condições de baixo escoamento na Bacia do Rio Colorado, as descargas de água das represas de Glen Canyon e Hoover serão reduzidas em 2022 devido ao declínio dos níveis dos reservatórios", informou o USBR em seu último relatório.

Por estados, o Arizona verá uma redução de 18% no fornecimento total de água do Mead a partir de 1º de janeiro de 2022, um movimento que afetará principalmente a agricultura na região. Nevada verá seu consumo de água ser reduzido em 7%, embora o governo estadual já tenha tomado medidas nessa direção no passado, enquanto a Califórnia não verá cortes imediatos. O vizinho México, por outro lado, reduzirá o gasto de água do lago em 5%.