O republicano Herschel Walker e o democrata Raphael Warnock
O republicano Herschel Walker e o democrata Raphael Warnock| Foto: Reprodução/ Twitter

O controle do Senado americano pode ser definido apenas em dezembro, quando será realizado no dia 6 o segundo turno entre o republicano Herschel Walker e o democrata Raphael Warnock .
Segundo projeções da imprensa americana, com 99% dos votos apurados, nenhum dos dois poderá obter mais de 50% dos votos (havia um terceiro candidato na disputa), o que exigirá a votação complementar.

Estavam em disputa nas eleições de meio de mandato presidencial, realizadas na terça-feira (8), 35 das cem cadeiras no Senado. Já foram definidos os ocupantes de 32 assentos, e por ora o Partido Republicano soma 49 cadeiras (acrescentando as que não estão em disputa), enquanto os democratas somam 48.

Além da Geórgia, estão indefinidos Arizona e Nevada, com democratas e republicanos liderando a apuração, respectivamente. Dessa forma, o partido do presidente Joe Biden ficaria com 49 cadeiras e a oposição, com 50, mas os democratas poderiam reaver a maioria caso vençam o segundo turno na Geórgia, já que a vice-presidente Kamala Harris, como presidente do Senado, pode votar em casos de empate.

Na Câmara, onde todos os 435 assentos estavam em disputa, os republicanos já somam 203 cadeiras e precisam de apenas mais 15 para garantir maioria. Os democratas garantiram por ora 187 assentos.