Refugiados caminham com bagagem em direção ao posto de controle ucraniano, na linha de frente na cidade de Irpin.
Refugiados caminham com bagagem em direção ao posto de controle ucraniano, na linha de frente na cidade de Irpin.| Foto: EFE/EPA/ROMAN PILIPEY

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) informou nesta quinta-feira (17) que mais de 3,16 milhões pessoas fugiram da Ucrânia em direção a outros países desde o início da invasão da Rússia, em 24 de fevereiro, sendo que mais da metade (1,91 milhão) partiu para a Polônia.

Ainda segundo boletim diário da agência da ONU, 282 mil refugiados entraram na Hungria, 228 mil na Eslováquia, 168 mil na Rússia. Além disso, Romênia e Moldova receberam dezenas de milhares de pessoas provenientes da Ucrânia.

A Acnur ainda estima que o número de deslocados internos dentro da antiga república soviética superou os 2 milhões. A organização prevê que o número de refugiados avance até chegar a 4 milhões, enquanto o de pessoas que precisaram sair de casa e ir para outras regiões da Ucrânia salte para perto de 7 milhões.

A crise migratória em decorrência da invasão russa é a pior da Europa desde o fim da Segunda Guerra Mundial, superando, inclusive, os 2,4 milhões de refugiados registrados no conflito da antiga Iugoslávia, na década de 1990.