Voluntária russa limpa as lágrimas depois de ajudar uma refugiada, em Dnipro, Ucrânia, em 27 de março de 2022.
Voluntária russa limpa as lágrimas depois de ajudar uma refugiada, em Dnipro, Ucrânia, em 27 de março de 2022.| Foto: EFE/EPA/NUNO VEIGA

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) indicou nesta segunda-feira (28) que o número de pessoas que fugiram da guerra na Ucrânia para outros países chegou a 3,86 milhões, em um êxodo que segue envolvendo dezenas de milhares por dia.

Segundo a agência da ONU, a Polônia segue sendo o país que mais recebe refugiados, chegando já a 2,3 milhões de pessoas. Logo depois, aparece a Romênia, com 600 mil. Em menor medida, também estão chegando ucranianos às vizinhas Hungria, Eslováquia, Rússia e Belarus.

Nos primeiros dias de conflito, a Acnur divulgou a estimativa de que até quatro milhões de ucranianos, o que representa 10% da população total, poderiam fugir para outros países, um número que deverá ser superado durante esta semana.

Além disso, já foi alcançada a marca de 6,5 milhões de deslocados internos na própria Ucrânia em decorrência da invasão russa. Ao todo, 10 milhões de ucranianos precisaram abandonar os lares, o que representa 25% da população. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) calculou na semana passada que mais da metade dos 7,5 milhões de menores de idade deixaram os lares onde viviam na Ucrânia.