Ministro da Educação da Argentina, Nicolás Trotta
No domingo, 12, o Ministro da Educação da Argentina, Nicolás Trotta, publicou foto em que aparece conferindo se preços em supermercados obedecem tabela instituída pelo governo| Foto: Reprodução/Instagram

O monitoramento de preços de produtos argentinos ganhou um reforço inusitado no último final de semana, 11 e 12. Em sua conta pessoal no Instagram, o Chefe de Gabinete da presidência, Santiago Cafiero, convocou ministros a irem aos supermercados e conferir se os produtos estão, de fato, seguindo os preços tabelados pelo governo.

Ministros de pastas importantes, como Educação e Saúde, atenderam ao chamado e publicaram vídeos e fotos em suas redes sociais utilizando o aplicativo Precios Cuidados, lançado na última semana pela presidência. Na lista, com mais de 300 itens, estão produtos considerados essenciais para as famílias, que vão desde higiene e limpeza até alimentos e bebidas. Os valores são tabelados de acordo com a marca de cada produto.

O congelamento dos preços é adotado desde o governo de Cristina Kirchner (2007-2015) como uma forma de tentar conter os efeitos negativos da inflação. Originalmente, o plano incluía cerca de 500 produtos. No governo de Macri, a lista foi reduzida a 70 itens, redução duramente criticada pelo atual presidente.