Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
OSCE

Missão eleitoral critica Trump por “alegações infundadas” de fraude

votos trump fraude
Um apoiador do presidente Donald Trump segura uma placa durante um protesto fora do Centro de Convenções da Filadélfia, enquanto os votos continuam a ser contados após a eleição presidencial dos EUA, em 5 de novembro de 2020 na Filadélfia, Pensilvânia (Foto: Chris McGrath/Getty Images/AFP)

Ouça este conteúdo

A Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), que enviou uma missão de observação eleitoral aos EUA, afirmou nesta quarta-feira (4), em um relatório preliminar, que alegações do presidente americano Donald Trump sobre fraudes nas eleições do país são infundadas e erodem a confiança na democracia.

"Alegações infundadas de deficiências sistemáticas, notadamente do presidente em exercício, inclusive na noite da eleição, prejudicam a confiança pública nas instituições democráticas", disse Michael Georg Link, líder e coordenador especial da missão de observação de curto prazo da OSCE.

No relatório, a OSCE disse também que, apesar das "numerosas declarações públicas do presidente em exercício sobre a integridade do voto por correspondência, o número e a escala de casos de fraude suspeitos e relatados, associados a votos por correspondência, permaneceram insignificantes". A campanha de Trump entrou com ações judiciais em pelo menos cinco estados para questionar o processo de contagem de votos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.