Mitsubishi fraude
Fachada da montadora Mitsubishi em Friedberg, na Alemanha| Foto: Silas Stein/dpa/AFP

Autoridades alemãs fizeram buscas nesta terça-feira (21) em dez unidades da Mitsubishi e fornecedores como parte de uma operação que investiga suposta fraude em testes de emissão de poluentes em veículos da marca japonesa que são vendidos na Alemanha.

De acordo com a Deutsche Welle, procuradores de Frankfurt disseram ter aberto uma investigação de fraude contra executivos de "um grupo internacional de automóveis, uma subsidiária de uma concessionária internacional de carros e dois fornecedores internacionais de automóveis". Eles suspeitam que os motores a diesel de 1.6 e 2.2 litros da Mitsubishi estejam equipados com um dispositivo que faz as emissões parecerem menores do que realmente são.

Casos semelhantes abalaram a indústria automobilística mundial nos últimos anos. Em 2015, a fabricante alemã Volkswagen admitiu que instalou softwares em 11 milhões de veículos para burlar os testes de emissão de poluentes e conseguir certificações ambientais. Esse dispositivo permitia que os veículos emitissem 40 vezes mais óxido de nitrogênio do que o permitido pela legislação europeia.

Em 2016, a Mitsubishi admitiu que havia manipulado testes para obter melhores resultados nos rendimentos de energia de motores em seus carros vendidos no Japão. Esta, porém, é a primeira vez que a companhia enfrenta acusações de fraude em testes de emissão.