moderna vacina covid
Moderna deu início ao processo para obter o uso emergencial da vacina contra Covid-19 nos EUA e Europa| Foto: JOEL SAGET/AFP

A farmacêutica Moderna informou que, nesta segunda-feira (30), vai solicitar aos reguladores sanitários dos Estados Unidos e da Europa a autorização para uso emergencial de sua vacina contra Covid-19. A companhia americana informou que os testes clínicos mostraram que a eficácia do imunizante é de 94%.

Em um comunicado, a Moderna também afirmou que o comitê de vacinas da FDA (Food and Drugs Administration, órgão regulador dos EUA, similar à Anvisa no Brasil) deve revisar os dados sobre eficácia e segurança da vacina em 17 de dezembro e que a distribuição do imunizante em território americano vai iniciar assim que a companhia obtiver a autorização para uso emergencial. É esperado que mais de 200 milhões de doses estejam disponíveis nos Estados Unidos até o fim de 2020.

A Moderna é a segunda empresa a pedir aos órgãos reguladores dos EUA a aprovação para uso emergencial de uma vacina contra a Covid-19. A farmacêutica Pfizer, que desenvolveu um imunizante em parceria com a BioNTech, já deu início ao processo. Uma reunião da FDA para debater o assunto está marcada para 10 de dezembro.