Moradores de Minneapolis fazem protesto contra a reabertura da esquina entre as ruas 38 e Avenida Chicago, local conhecido como “Praça George Floyd”.
Moradores de Minneapolis fazem protesto contra a reabertura da esquina entre as ruas 38 e Avenida Chicago, local conhecido como “Praça George Floyd”.| Foto: AFP

Um grupo de oito ativistas de Minneapolis, nos Estados Unidos, apresentou um processo contra a Câmara Municipal e o prefeito da cidade, Jacob Frey, sob a justificativa de que os planos da Administração municipal de desmantelar o Departamento de Polícia local estão contribuindo para o aumento da violência em Minneapolis. A ação foi protocolada na segunda-feira (17), de acordo com informações do Star Tribune, maior jornal do estado.

Foi em Minneapolis que George Floyd foi morto por um agente da polícia em maio deste ano. Cerca de um mês depois do episódio, o Conselho da Cidade, equivalente norte-americano à Câmara de Vereadores, aprovou uma resolução que trazia como objetivo substituir o Departamento de Polícia do município por um “sistema de segurança liderado pela comunidade”.

Para os cidadãos que assinam o processo, o plano da Câmara de acabar com o financiamento da força policial de Minneapolis encorajou os criminosos e deixou os moradores desprotegidos. De acordo com a afiliada local da CBS, Minneapolis está, atualmente, 20 homicídios à frente em comparação ao mesmo período do ano passado.