Kravtchuk assinou os acordos que atestaram a dissolução da União Soviética
Kravtchuk assinou os acordos que atestaram a dissolução da União Soviética| Foto: EFE/Sergey Dolzhenko

O primeiro presidente da Ucrânia após a independência da União Soviética, Leonid Kravtchuk, morreu nesta terça-feira (10) aos 88 anos, segundo anunciou o partido ucraniano Servo do Povo, do atual governante, Volodymyr Zelensky.

"Ele deu uma grande contribuição para a formação do nosso Estado", escreveu o partido no Facebook. "Durante a presidência de Leonid Kravtchuk, foram aprovados os principais símbolos ucranianos e formadas as Forças Armadas da Ucrânia. Assim, a independência da Ucrânia foi reconhecida por todo o mundo", acrescentou a legenda.

Kravtchuk foi presidente da Ucrânia de 1991 a 1994. Junto com os então presidentes da Rússia, Boris Yeltsin, e de Belarus, Stanislav Shushkevich (que morreu na semana passada), assinou os acordos que atestaram a dissolução da União Soviética. Em julho de 2020, chefiou a delegação ucraniana no grupo de contato trilateral para a solução pacífica da situação na região do Donbass.

O chefe do gabinete da presidência da Ucrânia, Andriy Yermak, também expressou suas condolências pela morte de Kravtchuk. “Notícias tristes e uma grande perda. Eu o conheci pessoalmente e tenho orgulho disso. Foi um sábio patriota ucraniano, por isso uma figura verdadeiramente histórica na conquista de nossa independência", escreveu Yermak no Telegram.