Pessoas enchem cilindros de oxigênio medicinal para pacientes de Covid-19 em estação de abastecimento em Allahabad, Índia, 20 de abril
Pessoas enchem cilindros de oxigênio medicinal para pacientes de Covid-19 em estação de abastecimento em Allahabad, Índia, 20 de abril| Foto: SANJAY KANOJIA / AFP

As infecções pelo novo coronavírus estão em alta já há oito semanas consecutivas e as mortes em decorrência da Covid-19 também aumentaram pela quinta semana em todo o mundo, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS) na segunda-feira (19).

Mais de 5,2 milhões de novos casos de Covid-19 foram registrados na semana passada em todo o globo, o número mais alto desde o início da pandemia, que já matou oficialmente mais de 3 milhões de pessoas. O número acumulado de casos confirmados da doença até o momento é de 142 milhões em todo o mundo. Os contágios estão acelerando mesmo no momento em que alguns países já têm campanhas avançadas de vacinação.

"Levou nove meses para alcançar 1 milhão de mortes, quatro meses para atingir a marca de 2 milhões e três meses para chegar a 3 milhões de mortes", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus em entrevista coletiva em Genebra na segunda-feira. "Números grandes podem nos deixar insensíveis, mas cada uma dessas mortes é uma tragédia para famílias, comunidades e nações".

O aumento das transmissões tem se dado principalmente entre os mais jovens, enquanto adultos mais velhos são vacinados em vários países. Tedros relatou que as infecções e internações hospitalares de pessoas entre 25 a 59 anos têm aumentado "em taxas alarmantes", possivelmente pelo surgimento de novas variantes mais transmissíveis do vírus e de mudanças de hábitos entre os jovens, que têm socializado mais em comparação aos meses anteriores.