Em Bordeaux, pedestres usam máscaras de proteção. A França vai entrar em um novo lockdown nacional no dia 30 de outubro.
Em Bordeaux, pedestres usam máscaras de proteção. A França vai entrar em um novo lockdown nacional no dia 30 de outubro.| Foto: AFP

Surgida entre trabalhadores agrícolas da região nordeste da Espanha em junho, uma variante do coronavírus seria a responsável pela maioria dos novos casos da doença em vários países da Europa, que, no momento, vive uma segunda onda de Covid-19. É o que aponta um estudo ainda não publicado desenvolvido por pesquisadores da universidade ETH Zürich e da Universidade de Basel, ambas na Suíça. A variante foi batizada de 20A.EU1.

Segundo a pesquisa, pessoas que passaram férias de verão na Espanha e retornaram, depois, aos seus países tiveram papel fundamental na transmissão do vírus por toda a Europa. Os pesquisadores afirmam que quatro em cada cinco novos registros da doença no Reino Unido ocorreram devido a essa mutação. A variante já teria chegado a 12 países do continente, além de Hong Kong e Nova Zelândia.

A pesquisadora Emma Hodcroft, da Universidade de Basel, que participou do estudo, disse, porém, que os cientistas não acreditam que essa mutação vai impactar a imunização das vacinas que estão sendo testadas. A afirmação foi feita no perfil oficial da pesquisadora no Twitter.