estátua colômbia
Estátua de Sebastian de Belalcazar, conquistador espanhol do século 16, foi derrubada por indígenas em Popayan, departamento de Cauca, Colômbia, em 16 de setembro de 2020| Foto: Julian MORENO/AFP

Manifestantes indígenas colombianos, usando cordas, derrubaram uma estátua do conquistador espanhol Sebastián de Belalcázar na cidade de Popayán, nesta quarta-feira (16). Os líderes indígenas disseram que o monumento representava cinco séculos de genocídio e escravidão, enquanto o prefeito da cidade disse que os manifestantes praticaram um ato de violência contra um símbolo multicultural da cidade e que a estátua será restaurada.

Belalcázar foi fundador da cidade de Popayán e Cali, na Colômbia. Também tomou Quito, no Equador, do império Inca e fundou a cidade de Guayaquil. A cena desta quarta-feira repete o que foi visto especialmente nos meses de junho e julho na Europa e nos Estados Unidos, quando manifestantes do Black Lives Matter derrubaram ou picharam várias estátuas de personalidades históricas que, segundo eles, promoveram a escravidão.