O presidente russo, Vladimir Putin, em um programa de perguntas e respostas transmitido ao vivo em Moscou, no ano passado
O presidente russo, Vladimir Putin, em um programa de perguntas e respostas transmitido ao vivo em Moscou, no ano passado| Foto: EFE/EPA/ALEXEI NIKOLSKY

Apresentadores da TV estatal russa defenderam uma guerra nuclear como saída para o conflito no leste europeu, durante um programa que foi ao ar na noite da terça-feira (26). A possibilidade de apelar a ogivas nucleares para impedir a intervenção de outros países na guerra da Rússia contra a Ucrânia foi levantada pelo apresentador Vladimir Solovyov, em um programa da emissora que leva seu nome. "Todos nós vamos morrer um dia", justificou Margarita Simonyan, jornalista e chefe da RT, aos telespectadores, segundo reportagem da revista Newsweek.

Os meios de comunicação oficiais russos têm usado de uma retórica cáustica para justificar a guerra como “inevitável”. "Pessoalmente, acho que o caminho mais realista é o caminho da Terceira Guerra Mundial, com base em nos conhecer e ao nosso líder, Vladimir Vladimirovich Putin", disse Simonyan, destacando que “não há chance” da Rússia desistir do conflito.

Ela continuou sua fala, apostando que "Tudo vai acabar com um ataque nuclear, é mais provável do que o outro resultado. Isso é para meu horror, por um lado, mas por outro lado, com o entendimento de que é o que é". A essa previsão, o apresentador Vladimir Solovyov acrescentou: "Mas nós iremos para o céu, enquanto eles simplesmente morrerão".