Sismômetro coberto de cúpula, conhecido como SEIS, pertencente à sonda InSight da NASA, em Marte
Sismômetro coberto de cúpula, conhecido como SEIS, pertencente à sonda InSight da NASA, em Marte| Foto: Divulgação/Nasa/AFP

A agência espacial americana Nasa divulgou nesta terça-feira (1º) dois áudios de atividades sísmicas em Marte, gravados pelo Experimento Sísmico para Estrutura Interior (Seis, na sigla em inglês), um instrumento desenvolvido pela agência espacial francesa e que foi transportado para Marte com a sonda InSight. Um dos "martemotos", como o fenômeno está sendo chamado pela Nasa, foi de magnitude 3.3 e ocorreu em 25 de julho. O outro foi de 3.7, registrado em 22 de maio. Desde fevereiro, a Nasa detectou 21 "martemotos" dentre os mais de 100 eventos sísmicos registrados pelo Seis.

De acordo com a agência americana, os ruídos gravados tiveram que ser acelerado e levemente processado para serem audíveis através de fones de ouvido, já que estão em uma frequência muito abaixo do alcance da audição humana. Os cientistas esperam que este estudo, que visa demonstrar como as ondas sísmicas se movem pelo interior de Marte, revele a estrutura interna profunda do planeta pela primeira vez.