As delegações de Rússia e Ucrânia, durante a primeira reunião, em 28 de janeiro
As delegações de Rússia e Ucrânia, durante a primeira reunião, em 28 de janeiro| Foto: EFE/EPA/SERGEI KHOLODILIN / BelTA

A terceira tentativa de acordo entre Rússia e Ucrânia será na segunda-feira (7), segundo um post feito pelo negociador ucraniano David Arakhamiya em sua conta no Facebook, neste sábado (5). A informação é da agência Reuters. A Rússia ainda não se manifestou sobre o assunto.

Na quinta-feira (3), as delegações dos dois países se encontraram em Belarus, pela segunda vez, na tentativa de uma solução para o conflito, que já dura dez dias. Na ocasião, os lados concordaram com a abertura de corredores humanitários, para permitir a saída de civis sem ataques de tropas russas.

O Ministério de Defesa da Rússia chegou a anunciar um cessar-fogo de cinco horas na manhã deste sábado, em duas cidades ucranianas. A Ucrânia, no entanto, alega que não houve paralisação nos ataques e orientou a população a não sair dos abrigos.

A expectativa é que a reunião de segunda debata novamente o cessar-fogo, para a passagem dos refugiados. Às 12 horas deste sábado (horário local), o porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov, anunciou a retomada da ofensiva na Ucrânia, com a alegação de “Kiev mostrar pouco interesse de agir sobre os nacionalistas e prolongar o regime de cessar-fogo".