O governador de Nova York, Andrew Cuomo, fala durante uma entrevista coletiva em um local de vacinação no bairro de Brooklyn, em Nova York, em 22 de fevereiro de 2021.
O governador de Nova York, Andrew Cuomo, fala durante uma entrevista coletiva em um local de vacinação no bairro de Brooklyn, em Nova York, em 22 de fevereiro de 2021.| Foto: Seth Wenig / POOL / AFP

Um novo relatório de um centro de estudos não-partidário de Nova York, o Empire Center, descobriu que a controversa política contra Covid-19 do governador de Nova York, Andrew Cuomo, está correlacionada a taxas mais altas de mortalidade em lares de idosos; o relatório foi divulgado pela FEE.

“A admissão de pacientes positivos para coronavírus em lares de idosos de Nova York sob a orientação de 25 de março do Departamento de Saúde do Estado de Nova York foi associada a um aumento estatisticamente significativo nas mortes de residentes”, constatou o relatório. O documento aponta que cerca de 1000 mortes adicionais podem ser atribuídas a essa política, que foi encerrada em maio do ano passado.

O caso pode levar o governador a passar por um processo de impeachment, e crescem os apelos bipartidários por um inquérito oficial, inclusive da deputada democrata do Queens, Alexandria Ocasio-Cortez.