maconha nova york
Maconha foi legalizada no estado de Nova York| Foto: BRUCE BENNETT / GETTY IMAGES AMÉRICA DO NORTE/AFP

Câmara e Senado do estado de Nova York aprovaram uma lei que legaliza o consumo recreativo de maconha para maiores de 21 anos, permitindo a posse de até 85 gramas da droga, o cultivo e a venda, além de ampliar o programa de uso medicinal da substância. Com isso, Nova York será o 15º estado americano, além do Distrito de Columbia, a legalizar o consumo de maconha para adultos.

A lei segue para o Executivo estadual para ser sancionada pelo governador Andrew Cuomo, que celebrou a legalização da maconha como uma conquista histórica. "Esta legislação histórica traz justiça a comunidades marginalizadas há muito tempo, abraça uma nova indústria que vai fazer a economia crescer e estabelece garantias de segurança substanciais para a população", disse Cuomo em um comunicado.

Republicanos e democratas que votaram contra o projeto argumentaram que a aprovação da lei envia uma mensagem errada aos jovens e que pode desencadear problemas de saúde para os nova-iorquinos. "Não posso apoiar essa legislação profundamente falha devido à forma como foi desenvolvida e ao impacto negativo que terá sobre a saúde e a segurança dos nova-iorquinos”, disse o senador estadual republicano Rob Ortt durante a sessão de votação.

Antes das vendas legais de maconha serem autorizadas em Nova York – o que está previsto para ocorrer no ano que vem –, a lei precisará ser regulamentada.